Na paisagem digital atual, o marketing de influenciadores emergiu como uma estratégia fundamental para marcas que buscam ampliar seu alcance, engajamento e autenticidade. No entanto, para avaliar verdadeiramente o sucesso das campanhas de influenciadores, é crucial rastrear os Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) corretos. Sem as métricas certas, as marcas podem facilmente avaliar mal a eficácia de seus esforços. Este artigo aprofunda os KPIs mais importantes que os profissionais de marketing devem medir, garantindo que suas colaborações com influenciadores gerem resultados tangíveis e impactantes, e forneçam um mapa claro para campanhas futuras.
Os Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) de Marketing de Influenciadores são métricas específicas usadas para avaliar o sucesso e o impacto das campanhas impulsionadas por influenciadores. Esses KPIs ajudam as marcas a determinar a eficácia de suas parcerias com influenciadores e medir vários aspectos, como conscientização da marca, engajamento do público e retorno sobre investimento (ROI). Ao monitorar cuidadosamente essas métricas, as marcas podem obter insights valiosos sobre o desempenho da campanha, refinar suas estratégias e garantir que seus esforços de marketing ressoem com seu público-alvo, impulsionando finalmente objetivos comerciais de curto e longo prazo.
Se você precisar relatar o impacto de sua campanha de influenciadores, pode acessar nosso modelo gratuito de relatório de marketing de influenciadores confiável por centenas de profissionais de marketing de influenciadores.
Abaixo estão os KPIs de marketing de influenciadores mais importantes que todo profissional de marketing deve medir para compreender totalmente a eficácia de uma campanha de marketing de influenciadores.
Dentro dessas categorias, existem múltiplos KPIs de marketing de influenciadores que são importantes para obter uma melhor compreensão de cada etapa dentro da jornada de compra do cliente. É importante compreender que para uma campanha de marketing eficaz, seu programa de influenciadores deve abordar todas essas três categorias para garantir que você guie seus clientes em potencial a se tornarem clientes pagadores e, se possível, até defensores da marca.
Como profissionais de marketing, CMOs ou proprietários de negócios, muitas vezes ficamos impacientes e tendemos a focar apenas nos KPIs de marketing de influenciadores no fundo do funil, como conversões; no entanto, para construir um negócio e uma marca sustentáveis, é importante nutrir seus leads ao longo da jornada do comprador.
Antes de nos aprofundarmos nos KPIs específicos em conscientização, engajamento e conversões, aqui está um vídeo rápido que o orienta através de todas as métricas principais e como elas se relacionam com o sucesso da campanha!

O reconhecimento de marca no contexto do marketing de influenciadores refere-se à extensão em que os consumidores reconhecem e lembram de uma marca através dos esforços promocionais de influenciadores. Envolve medir como o conteúdo de um influenciador aumenta efetivamente a visibilidade e o reconhecimento de uma marca entre seus seguidores, melhorando finalmente a presença e a lembrança da marca no mercado.
Medir o reconhecimento de marca é crucial para os profissionais de marketing porque fornece insights sobre o nível de reconhecimento e familiaridade que os consumidores têm com uma marca. Um alto reconhecimento de marca pode levar a um aumento na confiança dos consumidores, influenciando decisões de compra e promovendo lealdade à marca.
Ao rastrear essa métrica, os profissionais de marketing podem avaliar a eficácia de suas campanhas, identificar pontos fortes e fracos, e adaptar estratégias futuras para aprimorar a visibilidade da marca. Essencialmente, entender o reconhecimento de marca ajuda a garantir que os esforços de marketing estejam resonando com o público-alvo, impulsionando o crescimento dos negócios a longo prazo.
Como uma métrica de topo de funil, normalmente analisamos todos os KPIs de marketing de influenciadores relacionados a impressões e alcance. Abaixo estão os principais KPIs de marketing de influenciadores para medir o reconhecimento de marca:
O número de vezes que a postagem promocional foi exibida. Para obter insights sobre as impressões totais no Instagram, você normalmente precisa pedir ao influenciador que compartilhe uma captura de tela de suas análises da postagem. Existem algumas plataformas que oferecem essa métrica, mas isso exigiria que o influenciador conectasse e autenticasse sua conta do Instagram na plataforma, o que às vezes pode causar atrito com um influenciador.
A maneira mais fácil é simplesmente pedir uma captura de tela de suas análises da postagem, que o influenciador pode acessar em configurações em sua conta do Instagram. Em outras plataformas como TikTok e Youtube, o número total de impressões / visualizações de vídeo são na maioria dos casos visíveis e podem ser acessados diretamente através da postagem.
Um KPI importante de marketing de influenciadores usado para determinar o impacto das impressões é custo por mil. Custo Por Mil (CPM) é uma métrica que mede o custo de 1.000 impressões de um anúncio. Ajuda os profissionais de marketing a avaliar a eficiência de seus gastos em publicidade.
A fórmula para calcular o CPM é a seguinte:
CPM = Custo total de marketing / Número de impressões X 1.000
Também podemos usar calculadoras de CPM para calcular isso.
No contexto do marketing de influenciadores, por exemplo, se seu custo total de trabalho com um influenciador é de $500 e o influenciador gerou 50.000 impressões, seu CPM nesse acordo seria o seguinte:
CPM = $500 / 50.000 X 1.000 = $10
O alcance total é o número de pessoas que viram a postagem promocional. A diferença entre impressões e alcance é que o alcance não conta se uma pessoa viu o vídeo mais de uma vez, enquanto as impressões somariam todas as exibições, incluindo múltiplas visualizações de uma única pessoa.
O alcance é uma métrica importante para entender quantas pessoas diferentes viram a postagem promocional. Semelhante às impressões, para obter acesso a esse KPI de marketing de influenciadores, você precisaria pedir ao influenciador uma captura de tela de suas análises do Instagram para essa postagem.
Medir o crescimento de seguidores da conta de mídia social de sua marca é uma boa indicação do aumento do reconhecimento da marca e do sucesso de sua campanha de marketing de influenciadores. Pode ser o primeiro sinal de que o possível comprador está interessado em seus produtos, pois deseja continuar vendo seus produtos e conteúdo e pode considerar uma compra mais adiante na jornada do comprador.
Existem diferentes ferramentas de mídia social como Hootsuite ou Buffer para medir o crescimento do seu público. Uma maneira eficaz de aumentar rapidamente o crescimento do seu público ao trabalhar com influenciadores é usar giveaways de influenciadores. Para um guia detalhado sobre como organizar campanhas de sorteios com influenciadores e aumentar os seguidores da sua marca acesse nossos artigos completos sobre isso aqui.
Embora este número não forneça detalhes específicos sobre quantas pessoas você alcançou, pode ser benéfico somar todos os seguidores dos influenciadores com os quais você trabalha para fornecer um indicador do alcance potencial e do tamanho dos influenciadores com os quais você trabalha. Tenha em mente, porém, que seguidores não significam necessariamente que você alcançará todas essas pessoas, pois alguns influenciadores têm maior alcance que outros, o que significa que alguns influenciadores alcançarão muitos de seus seguidores enquanto outros podem alcançar apenas uma fração dos seus seguidores. Isso normalmente depende da qualidade do conteúdo do influenciador e da frequência de postagem.
Nota: A transição entre os diferentes estágios na jornada do comprador é frequentemente fluida. Alguns KPIs de marketing de influenciadores, como crescimento de seguidores da marca, podem ser considerados como um engajamento, enquanto outros o classificam sob consciência de marca. Ao usar esses KPIs de marketing de influenciadores, é importante ter uma compreensão do comportamento e psicologia do consumidor e como os compradores em perspectiva se movem através dos diferentes estágios até se tornarem um cliente que paga.
Engajamentos no contexto de marketing de influenciadores referem-se às interações e participação ativa dos usuários com o conteúdo do influenciador. Isso inclui curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e outras formas de interação que indicam o envolvimento direto de um usuário com o conteúdo.
Medir engajamentos ajuda a determinar a eficácia com que o conteúdo do influenciador ressoa com seu público, gerando não apenas visualizações passivas, mas participação ativa e interesse, o que melhora a conexão entre a marca e os consumidores em potencial. É um passo além da consciência de marca do topo do funil, pois essas pessoas se engajaram ativamente com o conteúdo, o que significa que o impacto do marketing é frequentemente maior e é um passo mais próximo de converter o comprador em potencial em um cliente que paga.
Medir engajamentos é crucial no marketing de influenciadores, pois fornece insights sobre como o público se interage ativamente com o conteúdo. Altas taxas de engajamento indicam que o conteúdo ressoa bem, promovendo uma conexão mais forte entre a marca e os consumidores.
Essa participação ativa pode levar ao aumento da confiança e lealdade, tornando mais provável que os seguidores se convertam em clientes. Avaliar o engajamento também ajuda os profissionais de marketing a refinar suas estratégias, garantindo que futuras campanhas sejam ainda mais eficazes na captura do interesse do público. As plataformas de mídia social também consideram engajamentos para determinar o alcance orgânico de postagens.
Quanto maior o engajamento, mais o conteúdo será mostrado aos seguidores e também em alguns casos a novas pessoas (por exemplo, em plataformas como TikTok ou Instagram Reels).
Como um KPI de marketing de influenciadores no meio do funil, normalmente observamos todas as métricas que indicam uma ação realizada por uma pessoa em relação à postagem de promoção. Abaixo estão os principais KPIs de marketing de influenciadores para medir para engajamentos.
Como o atrito para curtir uma postagem é apenas um toque duplo rápido no Instagram, o nível de engajamento de uma curtida é bastante baixo, o que significa que pode ser considerado como um KPI de marketing de influenciadores do topo ao meio do funil.
Nevertheless, vale muito mais em comparação com uma impressão normal, pois as plataformas de mídia social frequentemente levam essas formas de engajamento em conta ao decidir qual conteúdo mostrar para a pessoa na próxima vez que fizer login. Como uma curtida indica à plataforma de mídia social que a pessoa está interessada neste conteúdo, é mais provável que seja mostrada no seu feed da próxima vez, o que significa visibilidade contínua da marca.
Comentários são uma forma mais ativa de engajamento, pois uma pessoa agora está dedicando tempo para digitar e deixar um comentário. É importante considerar aqui que também existem diferentes formas de comentar. Um comentário simples com emoji ou uma palavra pode ser considerado menos valioso do que um engajamento ativo através de diálogo, conversas e compartilhamento de opiniões e emoções.
As plataformas de mídia social geralmente dão maior peso aos comentários ao decidir o alcance de uma postagem, o que significa que quanto mais comentários uma postagem tiver, maior será o alcance típico. O tom dos comentários também pode indicar o sentimento geral em relação à marca, que pode ser positivo, neutro ou negativo. Ferramentas de social listening como Meltwater ou Hootsuite podem fornecer informações mais detalhadas sobre isso.
Compartilhamentos e salvamentos também são uma forma mais forte de engajamento, pois indicam que as pessoas desejam que seu público veja o conteúdo também, indicando conteúdo de alta qualidade ou envolvente.
Se as pessoas marcam ativamente sua conta de marca nos comentários, isso indica uma forma mais forte de engajamento, pois as pessoas estão se dirigindo ou mencionando sua marca diretamente.
Taxa de cliques é a porcentagem de pessoas que clicam em um link. A fórmula para calcular é
CTR = Número total de cliques / número total de impressões.
Uma CTR mais alta geralmente indica uma correspondência forte com seu público-alvo, pois mais pessoas que veem a postagem promocional parecem estar interessadas em seus produtos ou serviços. Taxa de cliques e tráfego da web são KPIs muito importantes de marketing de influenciadores a considerar, que podem ser considerados como engajamentos no meio para a parte inferior do funil. A pessoa parece demonstrar interesse significativo em potencialmente comprar um de seus produtos, pois saiu da plataforma de mídia social para visualizar seu site e ofertas de produtos. Isso pode ser muito valioso, pois agora você também pode segmentar essas pessoas novamente, por exemplo, usando publicidade Meta (se você tiver pixels instalados em seu site).
Ferramentas para rastrear o número de visitantes do site podem ser Google Analytics e, mais especificamente, links de afiliados específicos de influenciadores. Plataformas de marketing de influenciadores como Influencer Hero oferecem ferramentas para medir isso de forma eficaz.
Se você ver um aumento no volume geral de pesquisa por palavras-chave relacionadas à sua marca, isso também é um sinal positivo e pode ser considerado um KPI de marketing de influenciadores no meio para a parte inferior do funil. Se as pessoas estão procurando ativamente pela sua marca, é uma forma muito ativa de engajamento. Com a IA reformulando a forma como os resultados de pesquisa são exibidos, revisar as estatísticas de pesquisa generativa mais recentes pode ajudar sua equipe a antecipar como essas mudanças podem afetar a visibilidade de pesquisa de sua marca.
Como você pode ver, engajamentos como um KPI de marketing de influenciadores no meio do funil são importantes de analisar ao trabalhar com influenciadores. Um KPI importante que pode prever o engajamento de uma postagem de influenciador é a taxa de engajamento geral de um influenciador. Usar ferramentas gratuitas como o verificador de taxa de engajamento gratuito do Influencer Hero permite que você analise essa métrica em mais detalhes. Se você precisar relatar os resultados de sua campanha de influenciadores, você pode acessar nosso modelo gratuito de relatório de campanha de marketing de influenciadores em PowerPoint aqui.

Conversões no contexto de marketing de influenciadores referem-se às ações desejadas que os consumidores realizam como resultado de se envolver com o conteúdo de um influenciador. Isso pode incluir comprar um produto, se inscrever em um boletim informativo, fazer download de um aplicativo ou qualquer outra ação mensurável que se alinhe com os objetivos da campanha. Medir conversões ajuda as marcas a avaliar a eficácia de suas parcerias com influenciadores na geração de resultados comerciais tangíveis, garantindo que seus esforços de marketing levem a comportamentos de consumidor significativos e lucrativos.
Com todas as formas de marketing de influencers, as conversões na maioria dos casos é o objetivo final, pois impacta o crescimento geral, fluxo de caixa e receita do seu negócio, tornando-o um dos KPIs de marketing de influencers mais importantes a analisar. Ele quantifica o impacto real das campanhas nos objetivos comerciais.
Ao rastrear quantos seguidores realizam ações desejadas, como comprar um produto ou se inscrever em um serviço, as empresas podem avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) e otimizar estratégias futuras. Ajuda a identificar quais influenciadores impulsionam engajamento e vendas eficazes, garantindo que os orçamentos de marketing sejam alocados com eficiência. Especialmente para marcas D2C de e-commerce e negócios de produtos físicos, as conversões são extremamente importantes para gerenciar melhor o seu fluxo de caixa, o que pode fazer ou desfazer um negócio.
Ter uma boa taxa de conversão permitirá que você reinvista o dinheiro em crescimento. Além disso, entender as taxas de conversão ajuda a refinar as mensagens e o direcionamento, melhorando ultimamente a eficácia da campanha.
O KPI de marketing de influencers mais óbvio para conversões é vendas. O número total de pedidos multiplicado pelo valor médio do pedido. No final das contas, o objetivo principal de suas atividades de marketing é alcançar vendas. É importante, porém, manter todos os outros KPIs de marketing de influencers em mente para entender completamente seu impacto de marketing. Olhar além das vendas e valorizar o impacto de longo prazo no seu negócio e investir em marketing de topo de funil é crucial para ter sucesso como marca.
Um importante KPI de marketing de influencers que é frequentemente analisado em combinação com vendas é ROAS. Ele mede a receita gerada para cada dólar gasto em campanhas de influencers e é calculado da seguinte forma:
ROAS = Receita gerada / custo de marketing
Por exemplo, digamos que sua campanha de marketing de influenciadores gerou $120K em vendas e a compensação total dos influenciadores com os quais você trabalhou foi de $30K e o custo dos produtos (COGS) e envio que você teve que enviar aos influenciadores foi de $5K. Você calcularia ROAS da seguinte forma:
ROAS = $120K / ( $30K + $5K ) = 3.4X ROAS
é provavelmente um dos KPIs de marketing mais frequentemente utilizados pelos profissionais de marketing em geral. No contexto do marketing de influenciadores, ele fornece uma boa compreensão da eficácia de sua campanha. Um ponto importante de discussão aqui é frequentemente qual custo levar em conta ao calcular ROAS. ROAS é, por exemplo, também frequentemente utilizado em mídia social paga, onde na maioria dos casos o overhead / custo humano de executar as atividades de marketing é menor comparado ao marketing de influenciadores.
Devido à natureza operacional do marketing de influenciadores, alguns argumentam que você também deve levar em conta o custo de seus funcionários ou taxas de agência para entender completamente a eficácia do seu marketing. Uma última coisa a notar é que ROAS é um KPI de marketing de influenciadores que é mais útil para modelos de negócios não recorrentes. Isso poderia ser, por exemplo, produtos de cozinha, moda ou joias.
A razão é que não leva totalmente em conta o valor vitalício do cliente, que discutiremos em mais detalhes na próxima seção.
Vendas e ROAS não mostram o quadro completo quando se trata de conversões. Para entender completamente seu funil de marketing é recomendado ter uma boa compreensão do seu CLTV ( valor vitalício do cliente ). Para alguns negócios isso é mais crucial do que para outros. Por exemplo, se você tem um modelo de negócio recorrente, como cosméticos, alimentos ou bebidas, você geralmente tem muitos clientes que compram regularmente ou compram uma assinatura. Como ROAS apenas analisa o valor de conversão imediata, ele não leva em conta as compras repetidas, razão pela qual os profissionais de marketing preferem analisar o custo de aquisição de clientes CAC.
Custo de aquisição de clientes é um KPI de marketing de influenciadores que define quanto um profissional de marketing teve que gastar para adquirir um novo cliente e é calculado da seguinte forma:
CAC = Gasto total de marketing / número de novos pedidos
Por exemplo, se suas campanhas de marketing de influenciadores resultaram em 1.000 novos clientes ou pedidos e seu gasto de marketing para compensação de influenciadores e produtos de gifting acumulou $35K, você calcularia CAC da seguinte forma:
CAC = $35.000 / 1.000 = $35
Modelos de negócios recorrentes frequentemente preferem analisar CAC, pois você simplesmente analisa o custo total de adquirir um novo cliente em vez de analisar o valor de conversão da primeira vez. Você tipicamente tende a avaliar a eficácia ou quanto você pode se permitir para adquirir um novo cliente observando o valor vitalício do cliente CLTV. Por exemplo, se em média seu cliente permanece 6 meses com um valor médio de pedido de $30 / mês, seu CLTV é $180 ($30 multiplicado por 6 meses). Você poderia então argumentar que gastar $35 para adquirir um novo cliente que vale em média cerca de $180 é eficaz para crescer sua marca com lucro.
Como já explicamos bastante em detalhes na seção anterior, valor vitalício do cliente é o valor total médio que um cliente gasta com sua marca. Especialmente para modelos de negócio de assinatura ou recorrentes, este KPI de marketing de influenciadores é importante de entender. No contexto do marketing de influenciadores, alguns influenciadores podem referir clientes que gastam mais ao longo de sua vida do que outros influenciadores, razão pela qual é importante ficar atento a essa métrica.
Valor médio do pedido AOV é outro KPI que é importante analisar e entender ao trabalhar com influenciadores. AOV é o valor que um cliente em média gasta em sua loja. A fórmula é a seguinte:
AOV = Vendas totais / número de pedidos
Por exemplo, se você gerou $1.200.000 em vendas este mês com 12.000 pedidos, seu AOV seria $100.
AOV = $1.200.000 / 12.000 = $100
Isso é em um nível agregado. Se você trabalha com influenciadores, você tipicamente quer analisar o valor médio do pedido em um nível de influenciador. Certos influenciadores que têm um público com uma renda disponível mais alta, por exemplo, podem ter AOVs consideravelmente mais altos comparados a outros influenciadores. Para calcular isso, você usaria a fórmula ligeiramente ajustada abaixo:
AOV Influencer XY = Total de vendas geradas pelo influenciador XY / Número de pedidos indicados pelo influenciador XY
A taxa de conversão é calculada dividindo o número total de pedidos pelo número total de visitantes do site. Isso lhe dá uma impressão sobre a qualidade do tráfego. A fórmula é a seguinte:
Taxa de conversão = Total de pedidos / número total de visitantes do site
Alguns influenciadores, por exemplo, têm uma taxa de conversão muito alta, o que significa que muitas pessoas que clicam no link deles e visitam seu site acabam se tornando clientes pagantes, enquanto outros influenciadores podem gerar muitos cliques, o que contribuiria para a conscientização da marca, mas com uma taxa de conversão menor, referindo-se a menos clientes pagantes. Uma taxa de conversão muito baixa para alguns influenciadores pode indicar uma incompatibilidade entre o preço e o público dos influenciadores, por exemplo.
Se sua taxa de conversão geral do site for baixa, pode haver problemas técnicos que devem ser corrigidos para melhorar a taxa de conversão. Essa abordagem é chamada de otimização da taxa de conversão e é um grande setor na publicidade digital.
Outro KPI de influencer marketing a considerar são as inscrições em newsletter. Embora este seja um KPI mais do meio para o final do funil, ainda é uma métrica valiosa a considerar. Agora que você tem o email, pode convertê-los em clientes pagantes mais adiante usando campanhas de email marketing. Normalmente consideramos uma taxa de email de 2% ou superior como uma boa taxa de email no e-commerce D2C.
Adições ao carrinho também é um KPI útil para analisar e é considerado uma métrica do final do funil, pois está apenas a um passo da conversão. Geralmente é recomendado ter uma sequência de email automatizada configurada por meio da qual você possa tentar recuperar carrinhos abandonados.
Outra forma de as marcas D2C recuperarem isso é criando um público separado em sua campanha de retargeting. Meta, por exemplo, permite que você rastreie isso através de seu pixel personalizado. Você pode mostrar anúncios especificamente para pessoas que abandonaram seu carrinho, que normalmente são fáceis de converter, pois já estavam muito perto de fazer o pedido.
Earned Media Value é um KPI importante de influencer marketing que resume seu impacto geral de marketing. Earned Media Value (EMV) no contexto de influencer marketing refere-se ao valor monetário da exposição da marca gerada através de esforços promocionais não pagos ou orgânicos por influenciadores. Ele quantifica o valor das impressões, compartilhamentos sociais, menções e engajamentos que o conteúdo de um influenciador gera, semelhante às métricas tradicionais de publicidade.
EMV ajuda os profissionais de marketing a avaliar o impacto financeiro e o retorno geral do investimento de suas colaborações com influenciadores, destacando a eficácia de suas campanhas. A fórmula para calcular EMV é a seguinte:
EMV = Total de impressões geradas * CPM
Normalmente recomendamos usar um CPM de aproximadamente $15 - $20 para calcular EMV em influencer marketing. O raciocínio é que um CPM médio realista em redes sociais pagas Meta é de aproximadamente $10. Uma impressão de influenciador pode ser considerada de maior valor comparada a um anúncio pago devido à natureza genuína do post, maior alcance e recomendação genuína. As pessoas também tendem a deslizar longe de um anúncio enquanto a taxa de visualização de um post de influenciador é frequentemente muito maior comparada a um anúncio pago.
Com Influencer Hero você pode acessar todos os seus relatórios de campanha de influenciadores e análises em um formato fácil de ler, permitindo que você acesse diretamente os principais KPIs de influencer marketing, como:

Um último KPI de influencer marketing a considerar é o número de criativos coletados. Uma grande vantagem do influencer marketing além do impacto direto de marketing é o valor indireto, como os criativos que você poderia reutilizar. UGC pode ser usado para:
De fato, é recomendado usar essas criações o máximo possível para maximizar o valor que você obtém do seu programa de influenciadores. Plataformas como Influencer Hero capturam automaticamente todo o seu UGC de influenciadores, que você pode acessar convenientemente através da sua biblioteca de conteúdo.

Links de afiliados são uma maneira eficaz de rastrear cliques e conversões. O ideal é criar links personalizados para cada influenciador para que você saiba exatamente quantos cliques eles geram, bem como as conversões. Links de afiliados normalmente colocam um cookie no navegador de um cliente em perspectiva para que a conversão possa ser rastreada mesmo se o cliente fizer o pedido em um estágio posterior.
Códigos de cupom personalizados são outra maneira de rastrear conversões. O ideal é compartilhar um cupom único com cada um dos seus influenciadores através do qual a conversão pode ser atribuída a um influenciador.
Com Influencer Hero você pode criar tanto links de afiliados quanto códigos de cupom personalizados diretamente do seu CRM de influenciadores. A integração de pagamento permite pagamentos em lote automatizados, facilitando o gerenciamento de suas parcerias de afiliados.

Algumas outras ferramentas avançadas de afiliados e rastreamento colocam um pixel personalizado no seu site através do qual você pode rastrear dados adicionais no seu painel de afiliados, como por exemplo, analisar pessoas que visitam certas páginas ou tomam certas ações no seu site.
Em conclusão, rastrear os KPIs corretos é essencial para o sucesso de sua campanha de marketing de influenciadores. Indicadores-chave de desempenho, como conscientização de marca, engajamento e conversões, fornecem insights valiosos sobre a efetividade das colaborações com influenciadores, ajudando as marcas a otimizarem suas estratégias.
Ao monitorar cuidadosamente essas métricas, os profissionais de marketing podem garantir que seus esforços ressoem com seu público-alvo, impulsionem interações significativas e alcancem resultados comerciais tangíveis. A integração de ferramentas e tecnologias abrangentes apriora ainda mais a capacidade de medir e melhorar o desempenho da campanha, abrindo caminho para um crescimento sustentado e um retorno robusto sobre o investimento.
Os KPIs principais para influencer marketing incluem Reach, Impressions, Engagement Rate, Conversion Rate, Click-Through Rate (CTR), Return on Ad Spend (ROAS) e Follower Growth. Cada uma dessas métricas ajuda na avaliação de diferentes aspectos do desempenho da campanha, desde a interação do público até resultados tangíveis de negócios.
O sucesso no marketing de influenciadores é medido pelo acompanhamento de uma série de KPIs, incluindo Alcance, Taxa de Engajamento, Taxa de Conversão e ROAS. Ferramentas como Google Analytics, links de afiliados e insights de mídia social ajudam na coleta e análise de dados para avaliar a eficácia das colaborações com influenciadores.
KPIs são cruciais no marketing de influenciadores porque fornecem dados mensuráveis para avaliar o desempenho e o impacto das campanhas. Eles ajudam os profissionais de marketing a entender o que funciona, otimizar os esforços em andamento, alocar orçamentos efetivamente e tomar decisões orientadas por dados para alcançar objetivos comerciais.
Uma boa taxa de engajamento em marketing de influenciadores geralmente varia por plataforma, mas é típica em torno de 2-3% para contas maiores e 4-6% ou superior para influenciadores menores e mais nichados. Indica interação ativa do público e ajuda a avaliar o quão bem o conteúdo ressoa com os seguidores.
Existem diferentes KPI's de marketing de influenciadores para determinar o ROI. Algumas métricas são, por exemplo, retorno sobre gastos em publicidade ROAS, custo de aquisição de clientes CAC ou Valor de Mídia Conquistada - EMV. Você normalmente compara o impacto do marketing com o investimento e usa diferentes métricas para obter uma boa compreensão de seus esforços de marketing e eficácia.
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